HENSO

A complexidade das atividades desenvolvidas na HENSO Industrial faz com que a empresa possua um programa específico de segurança e saúde dos trabalhadores, a fim de assegurar o bem-estar de empregados e prestadores de serviços.

Diferentes ações, como cursos, treinamentos, diálogos de segurança, apresentação de vídeos e simulações de emergências, promovem a segurança nas atividades executadas dentro da empresa.

AHENSOvê a segurança como parte integrante e inseparável do processo produtivo e, por isso, as diretrizes da empresa relativas ao tema estabelecem que todos os gerentes são responsáveis em todos os momentos pela segurança de seus colaboradores. A ênfase na integração da segurança com o processo produtivo é demonstrada pelo trabalho de Análise de Risco (AR), desenvolvido em conjunto entre as áreas executoras e a área de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Realizado periodicamente nos diferentes segmentos da empresa, o processo de AR, além de gerar as Instruções de Segurança (IS), garante a participação ativa da maioria dos trabalhadores no desenvolvimento de uma forte cultura de segurança.

Um evento significativo naHENSOé o treinamento de brigada de incêndio, que reúne todas as áreas da empresa em torno da conscientização sobre o uso dos equipamentos de segurança e da prevenção de acidentes, primeiro socorros e combate a incêndio.

Outro trabalho permanente de segurança é todo o processo determinado pela NR12, a Norma Regulamentadora de Segurança em máquias e equipamentos. Uma determinação da direção da empresa disseminou uma cultura de segurança que desencadeou várias ações nesta área. São muitas: inspeções periódicas de todas as máquinas, além de reciclagens periódicas, testes em determinados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sistemas de emergência, proporcionar a todos os colaboradores acesso rápido e fácil a todas as informações referentes à segurança no trabalho.

Também são ações contínuas as execuções de Normas Técnicas de Segurança (NTS), a emissão de Relatórios Técnicos de Segurança do Trabalho (RTST) com recomendações de correções de problemas e melhorias no ambiente de trabalho, além da atuação de campo dos técnicos de segurança emitindo Informes de Segurança do Trabalho cada vez que um risco é detectado.

A participação dos colaboradores é ativa na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) onde representantes da empresa e dos colaboradores discutem problemas e encaminham propostas de soluções que, uma vez implantadas, contribuem significativamente para um trabalho mais seguro.

O resultado destas e outras iniciativas aparece ano-a-ano com a redução significativa dos acidentes, como alcançadas em 2009 com redução de 92% no número de acidentes, reconhecidas pelas entidades locais.

No mundo atual onde questões urgentes como o efeito estufa, a elevação da temperatura do planeta e a escassez da água, fazem com que aHENSOsinta-se orgulhosa em preservar o meio ambiente, através de ações sérias, conscientes e persistentes, garantindo a construção de um mundo melhor.

E é por isso que a empresa está ampliando seus investimentos na preservação da natureza. Um exemplo da grandeza desse trabalho, é o fato daHENSO ter como meta em médio prazo a instalação de focas sépticas, recolhimento de resíduos da produção por empresas credenciadas no FEAM, assegurando a preservação da natureza e a sobrevivência de centenas de espécies da fauna e flora nativas da região.

Além disso, a empresa prioriza ações de educação ambiental para a formação de cidadãos mais conscientes. Esse é um passo importante para colocar aHENSOem sintonia com o futuro, aliando desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente.